sábado, 20 de dezembro de 2008

ainda o tempo




Porque o tempo não para e a palavra escrita permanece, urge reflectir, exteriorizar pensamentos, novas descobertas sobre o que me rodeia.

Conduzida pela mudança “profissional”, que me leva a estar maior parte do tempo… na
Torre do Relógio… mediada por um objecto, me leva a um querer sobre a leitura de um espaço, no qual todos os dias me movo e me move, através dele busco ambientes de cultura, pelas suas ruas rectilíneas abertas no tecido medieval, sem palácios, com construções humildes acariciadas pelas suas gentes, marcadas(os) pelo carácter religioso, que lado a lado, marcam o compasso de todos os sons, ritmos…
É esta cultura que desconhecem, que no agora se defronta com o território do novo mundo… um território rural emancipado, onde não encontra semelhanças com nenhum outro território… conformado pelos romanos, conquistadores e invasores espanhóis e franceses, outros haverá… reflectiram, porém, reflectem a lonjura dos tempos, a novidade… incorporada no nosso olhar.

Que vêem, que sentem, que imaginam ao olhar?

Da experiência urbanística, muito se reflecte, entre pequenos e menos pequenos arquitectos, historiadores, engenheiros de qualquer coisa… sociólogos, nas várias atmosferas do saber… mas, a experiência individual com o meu olhar se amplia, despida de grandes ciências, como um Ser, avanço na perspectiva do sentido da criação que suas gentes, monumentos, construções humildes, me levam ao “experimento” daqueles que o construíram antes de mim. Como senti-los?

Porquê, ver os edifícios e chafarizes, apenas, dispostos como produto da organização mental do homem da sua época… quero ir mais além do edifício, da espacialidade, da transformação como objectos móveis onde operam as grandes transformações…

O chafariz reflectido na paisagem é de humilde criação, de estranha beleza, explode em todos os seus cantos… é o palácio deste centro …
Caminia … relaciona a vila, seus habitantes, forasteiros e peregrinos, simples passantes, (des) comprometidos turistas – à contemplação e a admiração… do centro de passagem, configura a paisagem como um elemento de destaque… um meio ao ritmo serial imposto pelo novo tempo – o agora mas não está sozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[atravesso o vidro através do som]

Algo excêntrico, alucinador «The official video for Hard Times, taken from the album 'The Bachelor' - released in June 2009. Directed by Ace Norton.»