domingo, 21 de dezembro de 2008

“O Silêncio de Lorna” e os irmãos Dardenne


Sinopse:
«Para que possa abrir o seu próprio negócio, Lorna, uma jovem albanesa que vive na Bélgica, aceita participar de um plano diabólico inventado por Fabio, que orquestrou um matrimônio entre ela e Claudy. O casamento permite que ela obtenha a cidadania belga e logo possa se separar e casar com um mafioso russo. Contudo, para que este isso seja possível, Fabio planejou matar Claudy. Será que Lorna ficará em silêncio?»



Esta é a sinopse do filme, quanto a mim, nada diz, vai tudo além…
Desespero, morrer por um sonho, deixar de ser mulher, viver várias personagens sem nunca ser “ela”, constante conflito… ficar em silêncio, fazer perdurar o segundo sem me ver… já não sei quem sou… correndo sempre o risco de uma overdose, entre o calvário e a redenção (...) diria ainda, diversidade cultural, que tanto se aspira... no lado "feminina" da emigração à espera de uma Europa, num retrato intimista.
Que poderá transmitir “Lorna” aos nossos «homens e mulheres»?

«os irmãos Dardenne se consolidam a cada filme como alguns dos cineastas mais instigantes e importantes da actualidade. Seus filmes abordam questões relevantes, sem levantar bandeiras, mas explicitando a sociedade em que vivemos e os sintomas da insensatez da humanidade» (Por Alysson Oliveira, do Cineweb).

VEJAM!
Os Senhores eurodeputados de entre os três filmes: "O Silêncio de Lorna" (Jean-Pierre e Luc Dardenne), "Delta" (Kornél Mundruczó) e "Obcan Havel" (Miroslav Janek e Pavel Koutecký), atribuíram o Prémio LUX- do Parlamento Europeu, será que eles viram o filme ou melhor, saberão eles que, nem tudo é ficção filmatográfica?.
O Portugal contemporâneo, dito social já mudou hà muito e continua a mudar, meus senhores, já não são só as brasileiras, nem as de leste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[atravesso o vidro através do som]

Algo excêntrico, alucinador «The official video for Hard Times, taken from the album 'The Bachelor' - released in June 2009. Directed by Ace Norton.»