sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A arte de surpreender


«O relógio mecânico não é então telúrico nem cósmico.
É uma terceira criação, uma obra do pensamento, que não indica o tempo dos astros nem o da terra. Ele tem o dom do tempo abstracto, intelectual. Não de um tempo que se oferece com a luz do sol e dos elementos, mas de um tempo que se oferece como a luz do sol e dos elementos, mas de um tempo que o homem constrói e assume
. (Ernest Jünger, Das Sanduhrbuch, 1954)»

Para ilustrar a temporalidade descrita, escolhi o Astrarium de Giovanni Dondi, construído entre 1365 e 1380, não é um simples relógio - ele reproduz o movimento dos planetas no cosmo, o calendário com o nome dos santos e tem um quadrante que permite prever os eclipses… belos tempos de cientistas, astrólogos… engenheiros do tempo… hoje obras de arte surpreendentes – que marcaram o tempo em diversas praças dispersas pelo mundo.
Este é um tema para seguir, como eram ritmados os centros urbanos?
Qual a sincronização temporal das acções humanas, em todas as suas vivências?

Não sabemos, os objectos falam de si, no Museu Internacional de Relojoaria, de La-Chaux-de-Fonds…. alguns encontram-se bem perto de nós marcando o nosso ritmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[atravesso o vidro através do som]

Algo excêntrico, alucinador «The official video for Hard Times, taken from the album 'The Bachelor' - released in June 2009. Directed by Ace Norton.»